terça-feira, 15 de março de 2011

Terremoto no Japão também sacode a indústria dos games



Um dos maiores desastres naturais da história da humanidade deixou mais de 10 mil pessoas desaparecidas no Japão. Imagens fortíssimas mostram momentos em que o tsunami atingiu a costa leste do país, devastando tudo em poucos minutos.
O efeito também foi sentido pela indústria dos games, que tem grande concentração no país. Felizmente, muitas desenvolvedoras e publicadoras do mundo todo tomaram várias iniciativas de suporte para amenizar a terrível situação. Confira a seguir.
Konami e Square desligam servidores
Duas das grandes empresas da indústria dos games foram obrigadas a desligar os servidores de diversos de seus títulos para poupar energia no Japão. Os títulos Final Fantasy XI, XIV e Metal Gear Online estão temporariamente fora do ar, principalmente pelo fato das explosões nas usinas nucleares.
Jogos sendo cancelados
Fora isso, diversos títulos e eventos foram cancelados ou adiados após o desastre desta sexta-feira. Festas para divulgação dos jogos Yakuza of the End, BlazBlue Continuum Shift II, Dead or Alive Dimensions e Monster Hunter Festa foram todas afetadas, e não há previsão para uma nova data.
De acordo com a revista Famitsu, a Sony também adiou o lançamento de Motorstorm Apocalypse no Japão, título que seria lançado nesta quinta feira. A nova data ainda não foi revelada. Uma atitude de respeito, já que um título apocalíptico é o que os cidadãos menos querem ver neste momento. Esta já é a segunda vez que a Sony adia o lançamento do game, que também foi atrasado depois do terremoto em Christchurch, na Nova Zelândia.
Img_normal
A companhia comentou que vai manter a PlayStation Network aberta no Japão, mas insiste que a conectividade ao serviço será dificultosa em alguns casos. A declaração também exalta que é bem provável que algumas atualizações de conteúdo sejam atrasadas.
A Sega revelou que irá segurar o spin-off Yakuza of the End até uma data que ainda deve ser anunciada. O jogo seria lançado nesta semana, exclusivamente para o PlayStation 3.
A Microsoft comentou que adiará o lançamento de produtos relacionados ao Xbox Live. A expansão de Dragon Age: Origins também foi postergada, assim como uma tour nacional para o Kinect.
Já a companhia Irem decidiu simplesmente cancelar o game Disaster Report 4 para PlayStation 3. No game, você encarnava um sobrevivente que tenta escapar de um terremoto em Tóquio.
Ações de caridade
As gigantes Nintendo e Sony já contribuíram financeiramente para auxiliar nos resgates do desastre. A Big-N forneceu cerca de R$ 6 milhões, enquanto a Sony doou a mesma quantia e 30.000 rádios. As publicadoras 5pb e Namco Bandai também contribuíram.
No Ocidente, a desenvolvedora Zynga se juntou com a instituição Save the Children para arrecadar fundos. Todo o lucro de determinadas microtransações será doado para as operações de resgate. Basta comprar um item em Farmville e você já está ajudando.
Faça sua parte como puder, seja através de doações ou por meio de mensagens de apoio.

0 comentários:

Postar um comentário